
Segundo relatou a empresa de segurança digital PSafe, um novo golpe no WhatsApp tem enganado milhares de brasileiros. Em apenas dois dias, 320 mil pessoas clicaram em um link malicioso compartilhado no mensageiro e foram avisadas por um app da PSafe de que o site que estavam visitando era fraudulento.
Esse número é referente apenas aos usuários do DFNDR, uma ferramenta antiphishing da empresa de segurança. Ou seja, a quantidade de pessoas que caiu no golpe pode ter sido muito maior, considerando que existem uma diversidade de apps similares na Google Play que também poderiam ter filtrado a ameaça, além das pessoas que não contam com nenhuma proteção do tipo e não foram contabilizadas de forma alguma.
O golpe, segundo a PSafe, era uma espécie de aviso dizendo que o Governo Federal teria liberado o “14° salário” para trabalhadores de carteira assinada nascidos entre janeiro e junho. Obviamente, não existe um décimo quarto salário para empregados regulamentados pela CLT, sendo essa uma regalia que vereadores e deputados acabam recebendo de câmaras e assembleias pelo Brasil.
Mas a engenharia social do golpe foi sim baseada em algo verdadeiro. Entre 2016 e 2017, o governo liberou o saque de contas inativas do FGTS de trabalhadores e foi fazendo isso em lotes, convocando pessoas de acordo com seus meses de nascimento. Contas inativas: A Concórdia te ensina a investir esse dinheiro extra Patrocinado
Quando as vítimas clicavam no link compartilhado via WhatsApp, seus navegadores carregavam uma página suspeita que trazia algumas perguntas para determinar se a pessoa tinha direito ou não de sacar o tal décimo quarto salário. Independente das respostas, a vítima chegava a uma segunda página que afirmava ser possível fazer o saque. Para ser avisado, o indivíduo teria que ativar as notificações daquele site pelo navegador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário