" Policiais tiram Self com Traficante " Policiais Capturam no Rio de Janeiro,Rogério 157 Traficante Pivô da Gerra na Rocinha - Foco News

Tudo que vira Notícia você Vê primeiro Aqui

Breaking

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

" Policiais tiram Self com Traficante " Policiais Capturam no Rio de Janeiro,Rogério 157 Traficante Pivô da Gerra na Rocinha



P
ivô da recente guerra na favela da Rocinha, no Rio, o traficante Rogério Avelino dos Santos, o Rogério 157, foi preso na manhã desta quarta-feira (6) na comunidade do Arará, na zona norte da cidade, durante uma megaoperação das forças policiais em comunidades da capital fluminense.




Rogério Avelino dos Santos era procurado pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, extorsão e homicídios. Ele é apontado como um dos responsáveis por uma disputa territorial na favela da Rocinha, na zona sul, que tem provocado mortes e afetado o acesso dos moradores a serviços.

O traficante estava foragido, e era o criminoso mais procurado do Estado do Rio. A Secretaria Estadual da Segurança Pública do governo Luiz Fernando Pezão (PMDB) chegou a oferecer R$ 50 mil de recompensa para informações sobre o paradeiro dele. Segundo a polícia, o traficante não ofereceu resistência à prisão.

Por causa da operação, o atendimento em clínicas da região foram afetadas. Além disso, há sete escolas, 11 creches, dois Espaços de Desenvolvimento Infantil e um total de 5.998 alunos sem aulas.


Cartaz de recompensa por informações sobre Rogério Avelino da Silva, conhecido como Rogério 157


Desde setembro, a Rocinha tem sido palco de tiroteios e assassinatos pela disputa territorial pelo comando da venda de drogas entre os traficantes Nem e Rogério 157. A partir dessa rixa, a crise da segurança se espalhou por ao menos outras seis favelas do Rio.

Nem, que até então era líder da facção ADA (Amigos dos Amigos), foi preso em 2011. Segundo as investigações da polícia, de lá para cá, o comando do tráfico na região passou para as mãos de Rogério 157, ex-segurança pessoal de Nem.

Houve, porém, um racha entre Nem e Rogério 157. Em agosto deste ano, da prisão, Nem deu ordem para que Rogério deixasse o morro, mas ele ignorou. Três aliados de Nem foram encontrados mortos depois disso. Segundo a polícia, as mortes foram executadas a mando de Rogério 157.

No mês seguinte, traficantes da ADA da Rocinha e de outros morros se uniram para invadir a favela e expulsar Rogério 157. Bandidos do Comando Vermelho ofereceram abrigo ao grupo de Rogério em outras comunidades. O traficante teria se tornado membro do Comando Vermelho. Segundo moradores, essa facção atualmente controla a maior parte das bocas de fumo da Rocinha.

Depois de seis dias de confrontos, 950 homens das Forças Armadas cercaram os acessos à Rocinha para tentar prender os envolvidos na disputa.




O Rio enfrenta uma grave crise financeira, com cortes de serviços e atrasos de salários de servidores, e está perto de um colapso na segurança pública.

Um outro efeito dessa crise tem sido o aumento dos índices de criminalidade e a redução do número de policiais em favelas ocupadas por facções criminosas. As UPPs, base policiais em comunidades controladas pelo tráfico perderam parte de seu efetivo.

Nos últimos meses, têm sido rotina mortos e feridos por bala perdida, além de motoristas obrigados a descer de seus carros para se proteger dos tiros.

Outro braço dessa crise é a morte de policiais. Só neste ano já foram ao menos 121 PMs assassinados no Estado. A situação de insegurança também levou o presidente Michel Temer (PMDB) autorizar o uso das Forças Armadas para fazer a segurança pública do Rio até o final do ano que vem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também

Passageiro surta, 'agarra' motorista e ônibus tomba na Bahia; idosa morre e três passageiros ficam gravemente feridos

Acidente ocorreu na altura da cidade de Planalto, no sudoeste do estado. PRF informou que veículo saiu de Pernambuco com destino a São Paul...

Pages